De lado, de barriga para baixo ou de barriga para cima? Qual é a posição mais segura para o bebê dormir?

Antigamente se pensava que as crianças que dormem de barriga para cima poderiam engasgar com o próprio vômito caso ele acontecesse. Esta possibilidade existe, porém espera-se de um bebê saudável que ele consiga evitar isso por conta própria.

A posição de barriga para cima é ótima e a melhor opção para os bebês dormirem. Esta posição ajuda a prevenir a Síndrome da Morte Súbita em bebês, que é a morte inexplicada de bebês durante o sono. Pesquisas realizadas no Brasil e em outros países apontam que os bebês que dormem de barriga para cima tem 70% menos chances de sofrer morte súbita quando comparamos com bebês que dormem de barriga para baixo ou de lado. Os casos ocorrem geralmente entre os 2 e os 4 meses de vida do bebê. Portanto vale a pena posicionar o bebê de barriga para cima até o sexto mês.

É comum ouvirmos de avós, tios e tias que na época deles esta não era a recomendação. Os bebês costumava ser colocados para dormir de bruços ou de lado. Ocorre que, com os avanços das pesquisas científicas, as conclusões tiradas foram outras e as recomendações mudaram.

Sobre a morte súbita em bebês, a medicina ainda não consegue explicar exatamente por que ela ocorre. Exitem algumas teorias, mas nada ainda cientificamente comprovado. O assunto é tão complexo que vale uma postagem exclusiva.

Então, da próxima vez que você se perguntar em qual posição o bebê deve dormir, você já sabe: deitado, de barriga para cima. Lembre-se de avisar outras pessoas que possam cuidar do seu bebê para deixar sempre o bebê dormir nesta posição.

Dica: Quando o bebê for coberto, deixe os braços para fora do cobertor, assim você evita que o bebê fique totalmente coberto e possa se asfixiar ou superaquecer.

Deixe um comentário

Verificação de spam *