Crises de soluços em bebês são muito comuns. Muito mesmo. Principalmente nos bebês recém-nascidos. Se você está preocupada com os soluços do seu bebê, tranquilize-se, respire fundo e leia este texto até o fim.

O que é o soluço?

O soluço nada mais é que uma contração involuntária de um músculo que faz parte do sistema respiratório, o diafragma. Quando o diafragma se contrai fora de hora, o ar entra no momento incorreto e causa aquele som que a gente já conhece. Até o terceiro mês de vida, é comum bebês soluçarem todos os dias.

O que causa o soluço nos bebês?

Muitas podem ser as causas dos soluços, mas existem duas bastante comuns e que podem ser evitadas. A primeira delas é a ingestão de ar. Se você perceber que o bebê está mamando muito rapidamente, pode ser que ele esteja ingerindo ar também e isso pode causar soluços. Neste caso é importante também deixar o bebê arrotar após as mamadas para evitar estes acontecimentos.

A outra principal causa do soluço é o frio. Se o bebê estiver com frio ele poderá soluçar. Fica a dica: se o bebê estiver na banheira e começar a soluçar, é hora de tirá-lo da água e enrolá-lo em uma toalha.

Há ainda outra possível causa dos soluços que está relacionada com o sistema nervoso do bebê. Se ele ainda estiver pouco desenvolvido, ele descoordena o diafragma causando os soluços. Geralmente quando esta é a causa, os soluços acontecem em períodos mais longos.

O que fazer para parar os soluços no meu bebê?

Apesar de muitas vezes apavorarem os pais, a verdade é que o soluço não incomoda os bebês. Os bebês soluçam desde quando estão dentro da barriga das mamães como forma de treinar o sistema respiratório e não deve ser um motivo de preocupação. Ainda assim, pela crença popular existem diversas ações para passar o soluço, como colocar uma fita vermelha na cabeça, dar um susto no bebê, oferecer diferentes líquidos, mas essas coisas estão longe de terem alguma eficácia comprovada. Obs: Nunca dê sustos no seu bebê, isso não vai ajudar em nada e, muitas vezes, pode assustar de verdade.

O que pode ser feito é: se perceber que o bebê está com frio, tente aquecê-lo. Na hora de mamar, posicione-o com a cabeça mais elevada e coloque-o para arrotar. Em alguns casos colocar o bebê para mamar no peito também pode ajudar a parar o soluço, pois o ato de mamar já faz o diafragma voltar à sua condição normal.

Agora, se você acha que os soluços do seu bebê podem estar fora do normal, consulte um médico pediatra.

Deixe um comentário

Verificação de spam *