O blog da dra. Juliana Miguita vai te ajudar com uma das maiores ansiedades de papais e mamães: As primeiras palavras do bebê. Naturalmente o bebê começará a balbuciar as primeiras sílabas, em geral entre os 4 e os 5 meses, levando os pais ao delírio.

Mas há uma série de atitudes simples que vão ajudar o seu bebê a desenvolver a fala e você verá estas dicas a seguir:

CONVERSE COM O BEBÊ

As conversas dos pais com os bebês são um importante estímulo. O bebê aprende novas palavras através da observação e associação.

FALE PAUSADAMENTE

Um bom exercício é falar algumas palavras pausadamente para que ele veja qual é o movimento da boca é necessário para executar determinado som. Geralmente os bebês adoram e ficam super concentrados quando você fala olhando nos olhos dele e pausadamente.

PRONUNCIE CORRETAMENTE AS PALAVRAS

É interessante que evite infantilizar a voz e modificar a pronúncia das palavras para que o bebê pronuncie corretamente as palavras. Evite os “tetês” e “pepetas”. O bebê não costuma acertar de primeira a repetição de uma palavra, mas não se preocupe, pois ele acertará a palavra de acordo com o desenvolvimento de sua fala. Pensando nisso, quando o bebê pronunciar incorretamete uma palavra é melhor repetir a palavra de forma correta ao invés de imitá-lo.

EVITE A CHUPETA

Bebês que passam boa parte do tempo usando a chupeta costumam retardar o desenvolvimento da fala.

CANTE MÚSICAS

Músicas são uma ótima forma de estimular a fala. As palavras ritmadas tem maior possibilidade de assimilação.

LEIA LIVROS INFANTIS

Livros são sempre bons. Livros para bebês com muitas ilustrações são ainda melhores, pois o bebê faz assimilações entre palavras e imagens.

EXPLIQUE SITUAÇÕES DO COTIDIANO

Enquanto troca uma fralda, na hora do banho ou em qualquer outra situação do dia a dia, explique o que está acontecendo com ênfase em algumas palavras simples, como “pé”, “dedo”, “bumbum”. Ao pegar um brinquedo diga que está pegando o “urso” “marrom” que está em cima da “cama”.

Deixe um comentário

Verificação de spam *