Aqui no blog da Dra. Juliana Miguita, vamos explicar de forma simples o calendário de vacinação de bebês e crianças até os 4 anos de idade.

Ao nascer

BCG

[Intramuscular] A vacina BCG é a vacina que protege contra a tuberculose. Aplicada ainda na maternidade logo após o nascimento. Esta vacina é aplicada no braço direito e forma uma leve ferida no local da aplicação que posteriormente se transforma naquela marquinha que todos conhecemos.

Hepatite B

[Intramuscular] A vacina da Hepatite B é a vacina que protege contra a doença de mesmo nome. Aplicada na parte lateral da coxa. Dada em 4 doses, aos 0 meses, 2 meses, 4 meses e depois aos 6 meses.


2 meses

Pentavalente (DTP + Hib + hepatite B)

[Intramuscular] Aplicada na parte lateral da coxa, a pentavalente tem a seguinte composição:

  • DTP: Tríplice bacteriana. Protege contra 3 tipos de bactérias: Difteria, tétano e coqueluche. Serão 3 doses ao todo (aos 2, 4 e 6 meses), além de dois reforços (sendo o primeiro aos 15 meses e o segundo aos 4 anos).
  • Hib: Protege contra doenças causadas pela bactéria Haemophilus tipo B, causadora de doenças como: meningite, pneumonia e epiglote.
  • Hepatite B: Segunda dose da vacina

Obs.: Nas clínicas particulares a DTP oferecida é acelular (DTPa) e há menores possibilidades de reações.

Poliomielite

[Intramuscular] A vacina protege contra a poliomielite causadora da paralisia infantil. Nas clínicas particulares são aplicadas as vacinas Hexavalentes, que é a combinação da pentavalente descrita acima e a pólio inativada em uma vacina só, economizando uma picada no bebê.

Rotavírus

[Gotas] A vacina protege contra o rotavírus causador de diarréias, vômitos, podendo levar à desidratação. Se for dada no SUS é a primeira de duas doses (aos 2 e aos 4 meses). No particular é dada em 3 doses (aos 2, aos 4 e aos 6 meses). A vacina dada no SUS protege contra 1 sorotipo da doença, enquanto a vacina aplicada em clínicas particulares protege contra 5 sorotipos da doença.

Pneumocócica conjugada

[Intramuscular] Protege contra diversos sorotipos da bactéria pneumocócica, causadora de doenças como meningite e pneumonia. Primeira dose. Devem ser dadas duas doses (aos 2 e aos 4 meses) e um reforço aos 12 meses. Na rede pública (SUS) ela é 10-valente, portanto protege contra 10 tipos da bactéria. Na rede particular ela é 13-valente, protegendo contra 13 variações da bactéria.


3 meses

Meningocócica C (conjugada)

[Intramuscular] Protege contra doenças como meningite e meningococemia. Primeira de duas doses (aos 3 e aos 5 meses), além de um reforço aos 12 meses.


4 meses

Pentavalente (DTP + Hib + hepatite B) – 2ª dose

[Intramuscular] Segunda dose da vacina aplicada aos 2 meses.

Poliomielite – 2ª dose

[Intramuscular] Segunda dose da vacina aplicada aos 2 meses. Nas clínicas particulares são aplicadas as vacinas hexavalentes que combinam a pentavalente e a pólio em uma vacina só, economizando uma picada.

Rotavírus – 2ª dose

[Gotas] Segunda dose da vacina contra o rotavírus.

Pneumocócica – 2ª dose

[Intramuscular] Segunda dose da vacina


5 meses

Meningocócica C (conjugada) – 2ª dose

[Intramuscular] Segunda dose da vacina. A primeira aplicada aos 3 meses.


6 meses

Pentavalente (DTP + Hib + hepatite B) – 3ª dose

[Intramuscular] Terceira dose da vacina aplicada aos 2 e aos 4 meses.

Poliomielite – 3ª dose

[Intramuscular] Terceira dose da vacina aplicada aos 2 e aos 4 meses. Nas clínicas particulares são aplicadas as vacinas hexavalentes que combinam a pentavalente e a pólio em uma vacina só, economizando uma picada.
Rotavírus (3ª dose)


9 meses

Febre amarela

[Subcutânea] Picada dada com agulha curta. Geralmente no braço, mas pode ser dada também no bumbum ou na lateral da coxa. Vacina dada em dose única com uma dose do reforço aos 4 anos de idade.


1 ano

Tríplice viral (SRC, ou MMR)

[Subcutânea] Picada dada com agulha curta. Protege contra rubéola, sarampo e caxumba.

Meningocócica C (conjugada) – Reforço

[Intramuscular] Dose de reforço das vacinas dadas no 3º e no 5º mês. Protege contra doenças causadas pela bactéria Meningococo C.

Pneumocócica – Reforço

[Intramuscular] Dose de reforço das vacinas dadas no 2º e no 4º mês.


1 ano e 3 meses

Pentavalente (DTP) – 1º Reforço

[Intramuscular] 1ª dose do reforço referente às vacinas tomadas no 2º, 4º e 6º mês. Haverá um segundo reforço dado preferencialmente aos 4 anos de idade. Vacina que protege contra as bactérias causadoras da difteria, tétano e coqueluche.

Poliomielite – 1º Reforço

[Gotas] 1ª dose do reforço referente às vacinas aplicadas aos 2, aos 4 e aos 6 meses. No SUS este reforço é feito de forma oral e na versão com o vírus atenuado. Nas clínicas particulares continua sendo aplicada juntamente com a hexavalente que combina a pentavalente e a pólio de forma intramuscular.

Tetraviral

[Subcutânea] Picada dada com agulha curta, geralmente no braço. A vacina tetraviral corresponde à segunda dose da tríplice viral (dada aos 12 meses, que protege contra rubéola, sarampo e caxumba) e à dose única da vacina contra varicela (também conhecida como catapora).

Hepatite A

[Intramuscular] Picada na lateral da coxa. Aplicada em dose única.


4 anos

Pentavalente (DTP + Hib + hepatite B) – 2º Reforço

[Intramuscular] 2ª dose do reforço referente às vacinas tomadas no 2º, 4º e 6º mês. O primeiro reforço foi dado aos 15 meses e agora é hora do segundo e último reforço. Vacina que protege contra as bactérias causadoras da difteria, tétano e coqueluche.

Poliomielite – 2º Reforço

[Gotas] 2ª dose do reforço referente às vacinas aplicadas aos 2, aos 4 e aos 6 meses e o primeiro reforço aplicado aos 15 meses. No SUS este reforço é feito de forma oral e na versão com o vírus atenuado. Nas clínicas particulares continua sendo aplicada juntamente com a hexavalente que combina a pentavalente e a pólio de forma intramuscular.

Febre amarela – Reforço

[Subcutânea] Picada dada com agulha curta. Geralmente no braço, mas pode ser dada também no bumbum ou na lateral da coxa.

 


Os dados foram retirados do Portal Saúde, do Ministério da Saúde. Veja no link a seguir o Calendário Nacional de Vacinação.

Deixe um comentário

Verificação de spam *