Pais e mães de primeira viagem escutam muitos conselhos de amigos e parentes. Nós do blog da Dra. Juliana Miguita vamos te ajudar a descobrir o que é mito e o que é verdade.

Chorar deixa os pulmões do bebê mais fortes?

Mito. Quem nunca ouviu que deixar o bebê chorar deixa os pulmões do bebê mais fortes? É muito comum ouvir pessoas dizendo isso enquanto seu bebê chora. Mas na verdade trata-se de um mito. Não há nenhum benefício físico ou emocional em deixar o bebê chorando. O bebê chora por algum motivo, embora as vezes seja difícil de decifrar. É importante tentar decifrar o motivo. Pode ser fome, sede, sono, algum incômodo, ou simplesmente precisando ser confortado.

Álcool para diminuir a febre funciona?

Mito. Este é um mito antigo e passar álcool na testa do bebê é totalmente ineficaz. No momento de sua evaporação, o álcool causa uma sensação de resfriamento, mas na verdade esta sensação pode causar o efeito contrário, aumentando a febre do bebê, além de poder causar uma intoxicação. Para saber mais sobre como agir em caso de febre, leia o artigo Febre nos bebês: Quando me preocupar?

É preciso dar água ou chá para matar a sede do bebê?

Mito. Quem nunca ouviu o conselho provavelmente de alguma avó para dar água ou chá para matar a sede do bebê? A verdade é que nos 6 primeiros meses de vida o bebê não precisa de absolutamente mais nada além do leite materno. Ele já contém a água necessária para matar a sede do bebê, além de todos os outros nutrientes e anticorpos necessários. Após os 6 meses, o bebê já pode começar a sua introdução alimentar e receber um pouco de água.

É verdade que o bebê precisa dormir de barriga para cima?

Verdade. Deixar o bebê dormir de barriga para baixo ou de lado pode ser perigoso. Estudos apontam que bebês que dormem de barriga para baixo ou de lado tem mais chances de sofrer a morte súbita infantil. Os problemas costumam acontecer entre o 2º e o 3º mês de vida do bebê. Portanto, é importante deixar o bebê dormir de barriga para cima até os 6 meses, mas se possível vale a pena continuar com este hábito até que ele complete 12 meses, muito embora após o sexto mês ele já tenha autonomia para se virar durante a noite.

Bebês precisam tomar banhos todos os dias?

Mito. Bebês, principalmente os mais novinhos não tem a necessidade de tomar banho todos os dias. Eles não ficam com cheiro de suor como os adultos ficam e em geral também não tem tanto contato com sujeira nos primeiros meses. Neste caso bebês só precisam de banho a cada 2 ou 3 dias. Mas claro que é preciso considerar o bom senso: A gente sabe que pode acontecer de a fralda do bebê vazar e ele se sujar muito, neste e em casos parecidos, pode valer um banho!

O bebê precisa arrotar a cada mamada?

Mito. O bebê não precisa necessariamente arrotar após a mamada, mas é importante deixar o bebê na posição vertical para evitar o refluxo do leite e de ácidos do estômago. É importante deixar cerca de 20 a 30 minutos nesta posição. Para saber mais sobre este assunto leia o nosso artigo Refluxo em Bebês é uma coisa normal?

Chacoalhar o bebê faz mal?

Verdade. Pode parecer inofensivo, mas chacoalhar o bebê bruscamente pode trazer sequelas. Existe a síndrome do bebê sacudido, que são as sequelas cerebrais que podem acontecer decorrentes de movimentos bruscos que a cabeça do bebê sofre. Isso pode trazer hemorragias cerebrais, convulsões e sequelas que podem durar por toda a vida. Claro que estas sequelas são em casos extremos de fortes sacudidas. Embalar o bebê nos braços, ou o sacudir em um passeio de carro normal não é prejudicial. Lembre-se sempre que o bebê é um ser pequeno, frágil e está longe de ter toda a sua musculatura desenvolvida.

É necessário acordar o bebê para amamentá-lo?

Mito. Muito se ouve dizer que é preciso acordar os bebês a cada determinado intervalo de tempo para mamar. A verdade é que todos os bebês saudáveis acordam sozinhos quando precisam mamar e você como mãe ou pai provavelmente saberá que ele quer leite ao ouvir o som do seu choro. Mas se o seu bebê tem perdido peso, não está mamando normalmente, ou sofre de algum outro problema é preciso levá-lo a algum pediatra e seguir a sua orientação.

Deixar o bebê tomar sol sem fralda ajuda a prevenir assaduras?

Verdade. Muitos pensam que é um mito, mas quando houver a oportunidade de deixar o bebê tomar sol sem roupa, pode ser muito bom. O sol ajuda a secar bem aquelas áreas que ficam úmidas e acabam virando assaduras. Além disso ajuda na cicatrização da dermatite de fraldas. Claro que é MUITO importante que se leve em consideração a exposição do bebê ao sol. O sol não pode estar muito forte e a exposição deve ser por um curto período. O horário que sempre consideramos como mais apropriado para este banho de sol fica no período antes da 10 horas da manhã e após as 16 horas e em um bebês mais novos não deve durar mais do que 20 minutos, mas é de extrema importância que consulte e sigas as instruções de seu pediatra.

Dar colo ao bebê faz ele ficar mal acostumado?

Mito. E dos grandes. Existe um mito de que dar muito colo ao bebê pode deixá-lo mimado e mal acostumado. Existem também outros mitos parecidos como o de deixar o bebê chorar. A verdade é que bebês precisam de colo e de afeto para que se sintam seguros e acolhidos. Neurocientistas afirmam que negligenciar o choro do bebê e a falta de afeto de um modo geral, podem gerar reflexos em sua personalidade no futuro. É importante lembrar que até os 3 primeiros meses os bebês ainda não sabem ficar mal acostumados com qualquer coisa, pois ainda não estão desenvolvidos o suficiente para isso. São diversos os estudos e teorias que recomendam dar colo sem medo para os bebês.

E você? Tem alguma dúvida sobre algum tema polêmico e gostaria de saber se é mito ou verdade? Mande a sua dúvida!

Deixe um comentário

Verificação de spam *